Portal Destaque

Notícias

22/01/2018
Agricultura e Meio Ambiente

Serviço de Inspeção Municipal de Nova Roma do Sul agora está habilitado ao SUSAF


Apenas 23 municípios do estado têm a habilitação que permite a venda intermunicipal de produtos de origem animal


Atuando desde 2015, o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal Municipal (SIM), vem avançando e trazendo benefícios para produtores e agroindústrias familiares da cidade, através da fiscalização e orientação quanto às exigências higiênico-sanitárias.

A inspeção é exercida no município em matadouros, indústrias, agroindústrias familiares e estabelecimentos comerciais que se dediquem ao abate, industrialização e comércio de carnes e demais produtos de origem animal.

Nesta terça e quarta-feira, 16 e 17, auditores da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação avaliaram o Município e emitiram parecer favorável da adesão ao sistema, incluindo o SIM de Nova Roma do Sul na restrita lista de 22 cidades que fazem parte do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). Na Serra, apenas outras três cidades têm a habilitação.

Para o prefeito Douglas Fávero Pasuch, o trabalho é resultado do esforço de várias frentes, mas principalmente dos próprios estabelecimentos, que precisaram se adequar às exigências. “Com esta conquista do Município, valorizamos as agroindústrias da cidade, ao mesmo tempo em que abrimos a oportunidade de ampliarem a abrangência de atuação.”, observa.

“O maior benefício do SUSAF é a valorização dos produtores da cidade, que a partir de agora podem levar o nome de Nova Roma do Sul para todo o estado.”, observa o médico veterinário do SIM, Gustavo Martins Erhardt.

Entenda o que é o SUSAF

A implantação do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 05 de julho de 2012, permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à SEAPA dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.


Fonte: Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA
22-11-2023

Semana Oscar Bertholdo 2023: Confira a programação completa

A comunidade se prepara para uma celebração ún...

VER NOTÍCIA