Portal Destaque

Notícias

20/01/2021
Saúde, Cidadania e Assistência Social

Nova Roma do Sul recebe 10 doses da vacina contra a covid-19 e primeira imunizada é uma médica


Município conta hoje com 16 pessoas atuando na linha de frente do combate à doença


A imunização contra a covid-19 teve início nesta quarta-feira (20) em Nova Roma do Sul. A primeira vacinada foi a médica Bruna Buske Casara, 28 anos, que mora em Caxias do Sul, mas atua na linha de frente do combate à doença. Nova Roma do Sul está na lista dos municípios que receberam apenas 10 doses da vacina, sendo que 16 profissionais da Saúde atuam no atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus.

— Mesmo sendo uma baixa quantidade de pessoas vacinadas, já dá uma tranquilidade porque é um passo, uma esperança de que todos possam ser vacinados logo e que as coisas possam começar a voltar ao normal — afirma a médica vacinada.

A aplicação ocorreu por volta das 8h, na sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) e também contemplou duas técnicas de enfermagem e dois motoristas que trabalham para a Saúde do município. Nesta tarde, outros dois médicos e três profissionais da área da enfermagem também serão imunizados.

Os próximos lotes entregues ao município deverão ser destinados ao restante da equipe de Saúde e, posteriormente, aos demais grupos de risco. De acordo com a prefeitura, estima-se que 750 pessoas com mais de 60 anos e 100 pessoas de outros grupos de risco residam atualmente em Nova Roma do Sul.

Uma das idosas é dona Maria Luiza Donida, a moradora mais velha da cidade que completou 100 anos no dia 21 de dezembro de 2020, cinco meses após ser diagnosticada com a covid-19. Recuperada da doença — que possui alta taxa de letalidade em idosos — ela pôde comemorar mais um ano de vida e, agora, aguarda sua vez na fila da vacinação, que ainda não tem data para ocorrer, uma vez que depende de novos lotes a serem distribuídos para o Estado.

— Estamos ansiosos e aliviados em saber que as vacinas estão chegando — afirma Graciela Zanatta, 41, neta que mora com Maria Luiza.

Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.


Fonte: MILENA SCHÄFER - Disponível em https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/01/nova-roma-do-sul-recebe-10-doses-da-vacina-contra-a-covi

OUTRAS NOTÍCIAS
19-04-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul avança no projeto de construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua

Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece...

VER NOTÍCIA
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA