Público ampliado: Programa Melhores Amigos oferece castração gratuita para cães e gatos
Iniciativa visa controle populacional e prevenção de doenças nos animais...
O Programa Melhores Amigos, um termo de convênio entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Nova Roma do Sul, está oferecendo castração gratuita de cães e gatos de ambos os sexos.
O programa recebeu inscrições entre maio e junho deste ano para famílias de baixa renda e responsáveis por animais semi-domiciliados ou cuidadores de animais abandonados. Agora, o programa reabre o prazo ampliando o público que pode ser atendido. Nesta etapa, podem se inscrever:
- Famílias de baixa renda, com registro no CadÚnico atualizado;
- Responsáveis por animais Semi-domiciliados ou Cuidadores de animais abandonados, com registro junto a Prefeitura Municipal;
- Famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos ou 0,5 salários mínimos por integrante da família;
As inscrições para o programa estarão abertas entre os dias 20 de julho e 31 de agosto de 2023 e devem ser realizadas no posto de saúde, nas quintas-feiras, das 13:00 às 19:00 horas, com a assistente social Ingrid Stake. Os interessados devem apresentar ficha de inscrição e declaração de responsabilidade e veracidade, comprovante de residência, documento de identificação e registro no CadÚnico atualizado (folha resumo impressa no ano de 2023).
A castração é uma das formas mais eficazes de controle populacional de animais e prevenção de doenças. Além disso, ajuda a evitar comportamentos agressivos e a diminuir a propensão a fugas, garantindo a segurança e bem-estar tanto dos animais quanto das pessoas. Porém, muitas famílias de baixa renda não têm condições financeiras para arcar com os custos deste procedimento. É por isso que o Programa Melhores Amigos surge como uma alternativa viável e importante para a saúde e bem-estar dos animais.
É importante ressaltar que o serviço prestado pelo programa será somente o de castração. Qualquer medicação pós-operatória ou outro gasto possível será por conta do beneficiário. A iniciativa é uma oportunidade para que os tutores dos animais possam contribuir para um controle populacional responsável e garantir a qualidade de vida dos seus pets.
Fonte: Assessoria de Comunicação