Portal Destaque

Notícias

18/02/2021
Educação, Cultura e Desporto

Volta às aulas: entenda como vai funcionar a retomada


Aulas presenciais retornam na segunda-feira


Máscaras e álcool gel são os novos itens da lista de materiais escolares. Na escola, faixas indicando o distanciamento social agora são tão presentes quanto a lousa da professora. Uma nova realidade imposta pelos protocolos de combate à pandemia de Covid-19 vai marcar a retomada das aulas, que ocorreram em 2020 no formato online e híbrido.

De acordo com a secretaria de educação, quase 100% dos alunos vão iniciar o ano letivo presencialmente, o que implica em um mega esquema de contingência, arquitetado por diversas mãos, e que a gente detalha a seguir.

Horário das aulas

Houve mudança. O turno da manhã será das 08h:30min às 11h:30min e o turno da tarde, das 13h às 16h.

Na Chão de Estrelas, serão atendidos no turno da manhã as turmas “A” do Maternal II, Pré Escolar I e II. Na parte da tarde, a escola receberá as turmas “B”. Os Berçários e Maternais I continuarão tendo atendimento integral.

Já na Barão do Rio Branco, as duas turmas do 1º e 2º ano e a turma “A” do 3º ano estudarão no turno da tarde. As demais classes serão atendidas no turno da manhã.

Transporte escolar

A divisão dos turnos das aulas também vai garantir a segurança no transporte escolar, que em função da mudança dos horários, começará uma hora depois do horário habitual no turno da manhã.

Terá início às 07h os trajetos de São Roque/Fagundes e São Paulo/Trajano. Às 07h:15min partem os ônibus das rotas Paranaguá/São Valentim/São Vicente e da Salete. O trajeto de Gustavo Vaza começa a rodar às 07h:30min e o trajeto que atende os alunos do Centro e Navegantes parte às 07h:45min.

Crianças que não estiverem utilizando máscara não terão a entrada permitida nos ônibus. As máscaras devem cobrir corretamente a boca e o nariz ser utilizadas em todo o percurso.

Responsabilidade e prevenção

Para que as aulas retornem no formato presencial, uma série de cuidados estão sendo tomados. Segundo a secretaria de educação, os protocolos foram elaborados por um comitê especializado e todas as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 foram providenciadas.

Mas além destes protocolos, é preciso que as famílias fiquem atentas às recomendações. Crianças com febre e/ou sintomas gripais ou outros que podem estar relacionados à Covid-19 não devem ser encaminhadas à escola. Nestes casos, a recomendação é que se procure imediatamente a UBS municipal.

Contato

Para mais informações ou dúvidas, os familiares devem entrar em contato com as escolas pelos fones 54 3294 1540 (Chão de Estrelas) e 54 9 9649 3362 (Barão do Rio Branco), ou com a Secretaria de Educação, pelo fone 54 3294 1005.


Fonte: Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
19-04-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul avança no projeto de construção da ponte entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua

Na quarta-feira, 17 de abril, a Prefeitura de Nova Roma do Sul rece...

VER NOTÍCIA
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA