Portal Destaque

Festa De La Prima Vendemmia

Nova Roma do Sul lança programação da La Prima Vendemmia 2020

A 14º edição ocorre em dois fins de semana e tem como tema “À Luz dos Lampiões”

Ocorreu na noite do sábado (30) a cerimônia de lançamento do principal evento de Nova Roma do Sul, a La Prima Vendemmia 2020 – festa que atrai, a cada dois anos, milhares de turistas de todo o Estado para a cidade. A última edição, em 2018, levou 20 mil visitantes ao município em que vivem cerca de 3,5 mil habitantes. Já tradicional no calendário de eventos da vindima gaúcha, a 14ª La Prima Vendemmia ocorre no último final de semana de janeiro e no primeiro de fevereiro, abrangendo assim os dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020. A programação contempla, entre outras atrações, passeios turísticos pelo interior, degustação de uvas, shows artísticos e musicais, jogos coloniais e o filó italiano encenado, que é um dos destaques do evento. A cerimônia de lançamento ocorreu no Complexo Municipal de Esporte e Lazer e teve a participação dos moradores e de autoridades do município.

Além de apresentar a programação completa à comunidade, a noite do sábado serviu também para coroar oficialmente o novo trio de soberanas da La Prima Vendemmia, que foi escolhido em evento no final de agosto. A partir de agora, a rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná são as responsáveis por propagar as belezas naturais do município, a diversidade de atrações turísticas, a farta gastronomia e, claro: convidar moradores de diversos pontos do mapa gaúcho para que visitem Nova Roma do Sul durante a La Prima Vendemmia.  “Nosso trio está muito feliz em poder representar o nosso município. Sabemos que não é apenas colocar o vestido e a coroa, é um compromisso com nossa cidade! Daremos o nosso melhor! Vamos trabalhar muito para que a festa seja um sucesso e que engrandeça mais a nossa cidade”, garante Milena. O trio inicia o roteiro de visitas pelo Estado ainda neste mês de dezembro, em ritmo de intensa divulgação.

O QUE É A FESTA

Conhecida por ser a festa que costuma abrir o calendário de eventos que celebra a vindima no Rio Grande do Sul, a La Prima Vendemmia é realizada pela prefeitura de Nova Roma do Sul. Por ocorrer no início da safra e as uvas ainda estarem nas videiras, o visitante tem acesso a uma experiência incrível: ele pode colher a fruta, degustá-la embaixo dos parreirais e ainda tem a oportunidade de participar da famosa pisa, tradição que sobrevive em meio à avançada tecnologia da fabricação de vinhos. Isso tudo é oportunizado nos passeios que podem ser adquiridos na festa. O tema desta edição é “À Luz de Lampiões”, rememorando aos tempos em que moradores do interior usavam lampiões para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós.

Desta vez, o evento ocorre em dois fins de semana, ao contrário das últimas edições, em que a festa era realizada em apenas um. Por isso, a expectativa dos organizadores é superar os 20 mil visitantes da edição celebrada em 2018. “La Prima Vendemmia é o evento em que o trabalho dos nossos agricultores e moradores recebe holofotes, é ainda mais valorizado e visto por visitantes de todo o Estado. É nossa essência que encanta, que faz com que todos voltem. Não somos um polo de visita apenas pelo esporte de aventura ou por nossa gastronomia: La Prima Vendemmia nos ensina que somos ainda maiores pela força do nosso povo e pela grandiosidade do que produzimos aqui”, afirma a presidente desta edição, Daniela Graziotin Fávero.

A PROGRAMAÇÃO

:: A festa ocorrerá nos dias 24, 25, 26, 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2020 no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, em Nova Roma do Sul. O acesso pelo município ocorre de três formas: Via Farroupilha pela ERS 448, pelo município de Nova Pádua ou por Antônio Prado. A entrada é gratuita;

:: Dezenas de expositores estarão comercializando produtos durante a feira. Há espaço kids;

:: Os passeios no interior de Nova Roma do Sul são uma das atrações mais requisitadas. Os visitantes que chegam aos pavilhões podem comprar os ingressos para os passeios e visitar propriedades onde o turismo rural é ofertado junto de café colonial. A atração é paga à parte;

:: Outro destaque da programação é o filó, chamado de Maior Filó da Serra Gaúcha. Ele ocorre nos dois sábados à noite, com entrada gratuita. O visitante paga o que consumir.

:: Haverá shows musicais com Tchê Barbaridade, Barbarella, Ragazzi dei Monti, Girotondo, Os Daltons e atração nacional com o sertanejo Loubet.

:: Mais informações no site www.vendemmia.tur.br