Secretaria de Saúde alerta para manutenção dos cuidados
Mais de um ano após o início das medidas restritivas de distanciamento social, Nova Roma do Sul atravessa o momento mais crítico da pandemia. Ao longo de todo ano de 2020, a cidade contabilizou apenas 98 casos de Covid-19, mas só no período entre 11 de abril e 11 de maio de 2021, foram registrados 95 novos casos. Ou seja, o total de casos do ano passado foi praticamente superado em um mês.
O cenário descrito acima se desenrola ao mesmo tempo em que mais de mil pessoas já receberam a primeira dose dos imunizantes, o que representa mais de 30% da população. Segundo os dados de vacinação até a manhã desta quarta-feira, 1.104 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 451, a segunda.
– Com certeza se não fossem as vacinas o quadro seria ainda pior. Embora uma grande parcela dos nossos idosos já esteja imunizada, o momento ainda é de cuidado, o avanço da vacinação não pode ser motivo para as pessoas pararem de se cuidar – frisa o vice-prefeito e secretário de saúde, Roberto Panazzolo. Ele lembra ainda que a eficácia comprovada dos imunizantes se dá somente após 15 dias da dose de reforço.
Um dado que – localmente – pode demonstrar a proteção oferecida pela vacina e a importância de manter os cuidados é o detalhamento dos novos casos na cidade. O boletim epidemiológico de 11 de maio de 2021 reporta 37 casos ativos, dos quais, 34 (91,90%) são pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, 2 (5,40%) são pessoas com a primeira dose e apenas 1 (2,70%) já com as duas doses.
– O poder público não tem medido esforços para que a economia e as aulas presenciais não sejam prejudicadas, mas o momento exige o esforço de todos. A experiência desse período de mais de 1 ano tem nos comprovado que as reuniões familiares são responsáveis pela maioria dos casos positivos. Evitar o contato com outros núcleos familiares é, juntamente com a vacina, a melhor prevenção – finaliza Roberto.
Embora repetitivo, é importante lembrar que o uso de máscara em qualquer situação de convívio público é obrigatório, assim como a higienização das mãos. Aglomerações ainda são vedadas.
O vacinômetro, que divulga as totalizações de doses recebidas e aplicadas pode ser acessado clicando aqui.
O prefeito Roberto Panazzolo, o vice-prefeito Rogério Klin e... VER NOTÍCIA
No início do mês, representantes da Caixa Econôm... VER NOTÍCIA
A produção ENE-AL, por meio do Projeto Aroma dos Vale... VER NOTÍCIA
Escolha um projeto e apoie!
IMPORTANTE!
SÓ É...
VER NOTÍCIA
Link do sorteio gravado ... VER NOTÍCIA