Portal Destaque

Notícias

16/02/2022
Gabinete do Prefeito

Morre Padre Izidoro Bigolin, aos 69 anos


Natural de Nova Roma do Sul, atualmente era pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul


O padre Izidoro Bigolin, 69 anos, morreu na noite de terça-feira (15) em Caxias do Sul. Ele estava internado desde o último sábado (12) no Hospital da Unimed devido a complicações provocadas por câncer.

Natural de Nova Roma do Sul, atualmente era pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul. Antes disso, também atuou na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde também era muito admirado pelos fiéis.

Filho de Avelino Eugênio Bigolin e Fandila Baldin, nasceu em 12 de novembro de 1952, em Nova Roma do Sul. Em 1965, ele ingressou na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, em Porto Alegre. Depois dos estudos, tornou-se seminarista diocesano, e residia no Seminário Maior São Lucas, em Viamão. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição, em Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Ele foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1978, por dom Luiz Colussi, em Nova Roma do Sul, com o lema sacerdotal: “Não venho para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28).

Izidoro começou o ministério presbiteral como assistente dos seminaristas no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, em 1979. Após, foi membro da equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde seguiu até 1989. Em 1992, realizou o Curso de Espiritualidade Sacerdotal no Centro Internacional de Animação Missionária, em Roma. Também foi Reitor do Seminário Maior São Lucas, em Viamão, de 1992 a 1996, período em que lecionou Liturgia no Seminário de Viamão, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e na (PUCRS), e atuou como coordenador diocesano e regional de liturgia.

Em 1996 foi nomeado coordenador da Equipe Sacerdotal da Paróquia e Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde permaneceu até 2014. Desempenhou a missão de Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul de 2011 a 2016. Desde fevereiro de 2015, era o pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul. 

O velório acontece desde às 06h na Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul, com Missa de corpo presente às 09h. Depois o corpo será transladado para a Capela Nossa Senhora do Carmo – Linha Castro Alves, em Nova Roma do Sul, onde será celebrada missa às 16h30min. O sepultamento ocorre no cemitério da mesma comunidade.


Fonte: Assessoria de Comunicação
OUTRAS NOTÍCIAS
19-02-2024

Meio Ambiente: prefeitura organiza coleta de lixo eletrônico

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, com apoio do Conselho Municipal d...

VER NOTÍCIA
22-01-2024

Prefeitura de Nova Roma do Sul e SENAC oferecem Curso Gratuito de Vendedor em Parceria

Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Nova Roma do Sul e...

VER NOTÍCIA
09-01-2024

Edital de concurso público da Prefeitura de Nova Roma do Sul é publicado

A Prefeitura de Nova Roma do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou ne...

VER NOTÍCIA
08-12-2023

Secretaria de Cultura de Nova Roma do Sul divulga editais da Lei Paulo Gustavo para impulsionar setor audiovisual e demais artes

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do munic...

VER NOTÍCIA
28-11-2023

XVIII Concurso Literário: confira os pré-selecionados

A Secretaria de Educação e...

VER NOTÍCIA
22-11-2023

Semana Oscar Bertholdo 2023: Confira a programação completa

A comunidade se prepara para uma celebração ún...

VER NOTÍCIA