Portal Destaque

Dicas e Passeios

Banner Dicas de Passeios

Nova Roma do Sul, pequena e aconchegante cidade localizada ao centro da Serra Gaucha, envolta por vales e cascatas é destino ideal para estar em harmonia com a natureza, vivenciar atividades de aventura, caminhar tranquilamente entre construções centenárias e desfrutar dos sabores e festejos interioranos. Abaixo segue algumas dicas para que planeje seu passeio aproveitando o melhor que Nova Roma do Sul tem a oferecer.

 

07 DICAS PARA SEU PASSEIO SER ESPECIAL.

 

1.       Deslocamento:

 O Município de Nova Roma do Sul está localizado ao centro da Serra Gaúcha, havendo 03 acessos indicados:

· Via município de Farroupilha pela ERS 448, único acesso inteiramente pavimentado ao qual é possível ter uma vista cênica dos vales e cascatas do município e passar por uma ponte histórica construída em ferro e rocha basáltica, tradicionalmente conhecida como ponte de ferro, ponto turístico do município ao qual vale pausa para contemplar o contraste da história com a natureza.

·  Via município de Nova Pádua, neste acesso passando por uma estrada de chão batido, a entrada do município ocorre com a travessia de uma balsa manual (a balsa funciona 24hs por dia, porém não atravessa ônibus de grande porte e similares, também recomenda-se atentar a sinalização, pois em períodos de excesso de chuva a balsa pode ser interrompida por tempo determinado), após segue-se por uma estrada ladeada por plátanos ao qual também propicia uma ótima vista do Mirante do Lago da Usina Castro Alves, outro ponto turístico do município digno de pausa para contemplação.

· Via Antônio Prado, pela cidade mais Italiana do Brasil, passando pela rodovia ERS 437 e ERS 448, o trecho intercala-se em parte estrada de chão e parte pavimentação asfáltica.

Ambos acessos contam com curvas sinuosas, por isso a dica é dirigir com calma e apreciar a paisagem por entre os vales que propiciam uma vista singular da geografia da Serra Gaúcha.  

 

2. Hospedagem:

Reserve ao mínimo 02 dias e 01 noite para permanecer em Nova Roma do Sul, há a possibilidade de se hospedar em um hotel no centro da cidade ou em pousadas rústicas no interior do município, ambas opções com café da manhã.

 

3. Alimentação:

Nova Roma do Sul conta com opções de almoço e jantar em restaurantes, ou em corriqueiros eventos interioranos que ocorrem aos finais de semana. Para sua maior comodidade pesquise junto ao link de eventos e gastronomia para obter maiores informações dos serviços nas datas de seu passeio. Consultar disponibilidades e horários de funcionamento é altamente sugerido para que seu passeio seja mais cômodo e livre de imprevistos.

 

4. Épocas e Clima :

Nova Roma do Sul tem as 04 estações do ano bem definidas, cada qual com seu charme, uma boa sugestão é a pratica de atividades de aventura nos meses de calor. A melhor visita do centro histórico ocorre na primavera com a vegetação florida, o passeio pela balsa e o mirante da usina torna-se mais charmoso no outono pela estrada ladeada por plátanos. Já os jantares e almoços interioranos são uma boa pedida em dias de inverno para se desfrutar da típica culinária e o bom vinho da Serra Gaúcha.

 

6. Passeios sugeridos:

·  Visita ao Vale do Rio das Antas – Com atividades de aventura para toda a família, estrutura de hospedagem e alimentação a visita ao Eco Parque Cia Aventura é local ideal para quebrar a rotina e vivenciar novas experiências. Para sua maior comodidade pesquise as atividades ofertadas de acordo com sua preferência, pois algumas atividades requerem reservas antecipadas. Atividades como tirolesa (a maior do Rio Grande do Sul), rafting (um dos melhores do Brasil) e caminhadas são altamente recomendadas! Quanto mais atividades conciliar em seu passeio, melhor a relação custo benefício.

·  Passeio a Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Em um percurso auto guiado, a caminho da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, seguindo pela comunidade de Castro Alves é possível parar para comtemplar construções históricas do município onde está a única igreja e campanário construídos em madeira pelos imigrantes. Seguindo até a gruta Nossa Senhora de Lourdes é possível ter uma das mais belas vistas do município, com a possibilidade de fazer uma trilha até as margens do Rio das Antas.

·  Visita ao Vale do Rio da Prata – Uma opção alternativa é conhecer o Vale do Rio da Prata em passeios recepcionados pela Vinícola De Bastiani. Com a proposta “Vivere”, a vinícola oferece uma imersão na vivencia dos imigrantes italianos com almoço, janta, lanches, passeios de carretão ao mirante do vale do rio da prata, passeio aos vinhedos e variados pontos do Município. Outra opção junto ao vale do rio da prata é conhecer a Igreja de São José localizada na linha São Valentin, uma das construções mais antigas do município construída de pedra pelos imigrantes italianos em 1890.

· Artesanato e Produtos Coloniais  – Vinhos, sucos, pães, biscoitos, cucas, salames, copas, doces, geleias.... são produtos produzidos em sua maioria no interior do município. A dica é visitar o centro de atendimento ao visitante, local constituído a partir uma antiga pipa de vinho junto ao centro histórico do município ao qual abriga alguns produtos coloniais, artesanato e souvenir produzidos no município, local ideal para levar um pouco de Nova Roma com você.

· Visita ao Centro Histórico – Aproveitando a localização do centro de atendimento ao visitante inserida junto ao centro histórico, você poderá conhecer os casarios tombados, o memorial do imigrante, e uma série de fotografias históricas espalhadas na praça matriz em uma agradável caminhada pelo centro do município. 

 

7. Só em Nova Roma do Sul você vai encontrar!

Anote aí, o conjunto de hospitalidade interiorana, dialeto vêneto falado por seus habitantes e paisagens inspiradoras você encontra em Nova Roma do Sul!

 

8. Disponibilidades de serviços:

Para seu roteiro corresponder a suas expectativas, recomenda-se que pesquise e/ou pré-reserve antecipadamente atividades e serviços de seu interesse. Maiores informações e auxílios também podem ser obtidas pelo site www.turismonovaromadosul.com.br ou pelo e-mail turismo@novaromadosul.rs.gov.br

 

Nova Roma te espera! Não esqueça de trazer sua câmera fotográfica e bom passeio!